Não existe nada mais desagradável a um produtor/gestor do que ter de se preocupar em recolocar alguém em determinada função. A rotatividade de funcionários em geral e especificamente de monitores pragueiros ainda é uma realidade em diversas fazendas e normalmente provoca uma série de incertezas e preocupações.
Porque isso ocorre?
Muitos monitores alegam que se sentem desvalorizados. Muitos desses profissionais ainda não enxergam sua contribuição nos resultados da propriedade, o que acaba fazendo o que eles se sintam desvalorizados e partam rumando novos horizontes. Além da desgastante função, já que trabalham de sol a sol dentro da lavoura, convivendo com o calor, poeira e até em contato com animais peçonhentos.
Consequências disso?
-
Caso o índice de saída desses profissionais seja grande, isso será oneroso para a fazenda, pois a cada saída, haverá nova admissão, processo de treinamento, tornando todo o processo, além de cansativo, custoso.
-
Haverá gastos com a rescisão do funcionário que saiu, despesas com nova seleção, período de adaptação para ver se o novo monitor de fato consegue se adequar a rotina desgastante da função, entre outras atribuições que envolvam o trabalho.
-
Com a alta rotatividade o produtor acaba perdendo a confiança no trabalho realizado pelos seus monitores.
-
Em algumas propriedades rurais, o custo da rotatividade de pessoal, pode ser equivalente até oito salários mínimos, dependendo do cargo.
Como mudar essa realidade?
Os monitores pagueiros devem ser valorizados, afinal eles são o "sensor" da fazenda, o trabalho deles refletirá no sucesso ou não do controle de pragas cada vez mais rápidas, agressivas e capazes de gerar prejuízos e dores de cabeça aos produtores.
Fazê-los se sentirem parte da solução, fazê-los enxergarem o resultado de seu trabalho e integrá-los na solução tem ajudado muito a motivar e reter estes monitores nas fazendas.
Passo a passo
Recrutamento e seleção criteriosos, buscando referências
desses profissionais;
Estipular metas e planos para estes profissionais;
Torná-los corresponsáveis pelo sucesso da fazenda;
Avaliar o desempenho deles;
Premiar quem se destaca.
Quem pode ajudar?
-
A tecnologia da informação está a serviço do homem campo e hoje já é possível determinar uma rota de caminhada georeferenciada dentro de cada talhão com a definição de quantos pontos serão amostrados e quantas plantas serão examinadas através de um smartphone.
-
O monitor consegue se guiar por aquela rota pré-estabelecida de maneira que a sua caminhada seja representativa dentro de cada talhão, há também a possibilidade de inserir dados e fotos da lavoura de forma fácil e rápida. Todo este trabalho poderá ser posteriormente analisado pelo produtor e/ou consultor no computador através de gráficos e mapas, o que facilita muito o dia a dia de quem toma decisões no campo.
Quais são os resultados esperados com o emprego da tecnologia?
-
Auxiliar na identificação do bom profissional.
-
Estimular a competição sadia entre os monitores.
-
Aumentar a eficiência do trabalho e a confiança do patrão nos serviços realizados pelos seus funcionários.
-
Auxiliar na permanência dos monitores na propriedade
-
Facilitar o gerenciamento da fazenda o que refletirá diretamente nos resultados alcançados no final da cada safra.
-
Aumentar a confiabilidade do trabalho do pragueiro, já que todo seu desempenho poderá ser auditado.
Não há dúvidas que funcionário feliz e comprometido é sinônimo de fazendas produtivas e prósperas, o desafio é grande, mas soluções não faltam, o que se precisa é que os gestores rurais tenham consciência do problema e partir dai planejem o que melhor se adapta a sua realidade.
Veja também:
Ebook Gratuito - Monitoramento e estratégia
9 dicas essenciais para o estabelecimento da lavoura
Fonte foto: Clicrbs
Comments