Gestão de Dados Agronômicos: Consultorias em tempos digitais

O planeta vem atravessando um período extremamente difícil e que está transformando a forma como as coisas funcionam. Desde que um vírus altamente contagioso foi descoberto e se alastrou de forma exponencial pelo globo, o dia a dia da grande maioria da população ao redor do mundo mudou drasticamente, e no Brasil não foi diferente.

Vivemos um período repleto de desafios, mas que em contrapartida trouxe avanços na forma de como as tarefas e atividades são realizadas e abriu uma porta enorme para inovação e tecnologia dentro de diversos setores. Um dos setores que já apresentava um processo de modernização bem interessante e que foi impulsionado nesse contexto é o setor agrícola. Atualmente produtores tem acesso a diversas ferramentas que tem o objetivo de auxiliar na tomada de decisão e alavancar a produtividade de cada talhão.

Dentro deste cenário, percebendo a oportunidade de inovar no setor e agregar ainda mais valor no trabalho que eles já realizavam, revendas que prestam consultoria e até mesmo consultores autônomos começaram a adotar ferramentas digitais que auxiliam na gestão de dados agronômicos. A quantidade de informações que são geradas e visualizadas pelos consultores no campo são essenciais para o embasamento de suas próprias recomendações, então é fundamental que estes dados estejam disponíveis de forma clara e fáceis de analisar, e é aí que as ferramentas digitais ganham espaço.

Tudo inicia através de um bom planejamento junto aos produtores. Toda a estratégia da safra é traçada previamente, onde são selecionadas as cultivares e são definidas as correções de solo necessárias para cada talhão. Também é definida toda a adubação que será fornecida para a cultura, assim como é possível planejar as aplicações e os produtos que serão utilizados ao longo do ano. Isso gera uma gama de informações interessantes que auxiliam tanto os produtores quanto revendas e cooperativas, sendo utilizadas como base para decisões cada vez mais assertivas.

O acompanhamento de precipitação das chuvas e semeadura são aspectos fundamentais que dizem muito sobre o desempenho produtivo de cada talhão. Precipitação e janela de semeadura estão diretamente conectadas aos resultados obtidos na safra, e por isso, ter essas informações em mãos, pode responder diversas perguntas relacionadas a possíveis diferenças de produtividade por fazenda ou por região.

A ferramenta digital Farmbox possibilita criar um histórico de todas as visitas e recomendações feitas ao longo da safra. Ficam registradas todos os monitoramentos realizados, as recomendações técnicas e todas as demais observações feitas durante a visita junto ao produtor. Essas informações são disponibilizadas aos produtores via relatórios automáticos, otimizando o tempo de vista a cada atendimento, que deixa de preencher manualmente todas essas informações, agregando ainda mais valor a cada interação.

A quantidade de informações que é possível gerar, armazenar e transformar em dados concretos para entregar para o produtor através de tecnologia é enorme. Através de todos esses dados, ao final de cada safra é possível sentar-se junto ao produtor e mostrar todo o trabalho realizado, comparar resultados através de dados concretos, comparando metodologias diferentes para entregar o que gera mais resultado para cada produtor atendido.

Autor: Matheus Tessmann


Achou essa solução interessante e está pensado em introduzir ferramentas digitais em seus serviços consultivos para agricultura?  Clique aqui e saiba mais.

Comments