Tecnologia no agro é a chance do produtor melhorar renda

Por: Miguel Daoud

Tecnologia e informação aliadas potencializam chances do produtor melhorar sua renda. Inovação é fundamental para lidar com problemas e gargalos de produção e questões estruturais.

Segundo a ONU, em 2050 haverá cerca de 10 bilhões habitando o planeta. Gerar alimentos, combustíveis renováveis, fibras e matérias-primas será um dos grandes desafios futuros a serem pensados no presente.

Segundo a estimativa da FAO, mais de 75% das terras não são adequadas para a produção agrícola, considerando apenas o regime de chuvas.

E será com tecnologia que o produtor vai poder explorar o que hoje são problemas e transformar essas questões em oportunidade para melhorar seus negócios.

Tecnologia para produzir com eficiência
Sistema de irrigação inteligente, agricultura de precisão envolvendo a aplicação de inteligência embarcada, automação e rede de sensores locais para mapeamento de solos, monitoramento de doenças e de variáveis meteorológicas, sensores remotos voltado para a produção e captação de aspectos ambientais e climáticos, como exemplos mais explícitos dessa revolução. Nesses processos são produzidos grandes volumes de dados (big data) que, somados às técnicas de mineração de dados e a modelos de inteligência computacional, geram informações para apoiar o suporte à decisão no campo.

Internet e mão de obra qualificada
Não são apenas as questões de manta asfáltica, rodovias e armazenagem que são gargalos de infraestrutura para o produtor brasileiro. Falta uma cobertura melhor de Internet para poder trafegar dados entre todos os produtores, e principalmente, mão de obra qualificada para saber quais soluções tecnológicas são melhores para cada tipo de produção e dentro do orçamento e previsões de cada caso.

Fonte: Agroadvisor

Comments