Tecnologia economiza tempo do gestor agrícola

Para que qualquer negócio faça diferença frente à concorrência, ter acesso a informações com rapidez é uma exigência do mercado atual. E com os negócios agrícolas não é diferente. Quando o grande produtor rural consegue acessar dados sobre o clima, o desenvolvimento da sua cultura e faturamento, a administração da sua fazenda torna-se mais efetiva.

Quando o produtor lança mão de aplicativos e programas de computador para ajudá-lo na gestão das suas terras, ao ter acesso às informações que precisa com mais agilidade, ele é capaz de tomar decisões importantes de uma maneira bem mais rápida. A essa aplicação da tecnologia no campo damos o nome de agrotech.

Agilidade no campo

Se o produtor usar um software para avaliação da qualidade do seu solo, por exemplo, isso permite que ele controle a quantidade de fertilizantes e de defensivos a ser usada, sabendo em quais locais é necessário fazer a aplicação. Dessa forma, além da economia de material, ele gastará menos tempo nessa tarefa, já que as informações estarão armazenadas no sistema e ele não precisará percorrer a sua área de terra com frequência para fazer esse levantamento das condições da terra.

Ou seja, quando o produtor coloca qualquer informação para dentro de um sistema, ele é capaz de encontrá-las sempre que for preciso. Sendo assim, além de não ter que fazer levantamentos e anotações manualmente, não será mais necessário ficar procurando os dados de que precisa em meio a vários papéis ou planilhas diferentes.

Além disso, com o auxílio de um sistema de gestão agrícola, o produtor consegue, entre outros benefícios, acompanhar as condições climáticas, controlar o desenvolvimento das suas culturas e monitorar de uma forma mais completa tudo o que envolve a sua fazenda, do plantio à colheita. Nesse contexto, um gerenciamento mais prático torna as operações nas suas terras mais ágeis à medida que é possível ter acesso às informações do negócio atualizadas e em qualquer lugar, bem como obter dados que impactam na lavoura em tempo real.

Outra economia de tempo que o uso de sistemas de gestão proporciona ao produtor é em relação às tomadas de decisão. Por exemplo: definir a melhor hora para vender a produção não é uma escolha fácil, uma vez que é essencial acompanhar a realidade do mercado para fechar o melhor negócio possível. E um sistema de gestão pode fornecer essas informações, como o custo de produção e os preços ideais para o negócio, contribuindo para que o produtor aja rápido, mas sem perder a segurança.

Mas para que o resultado da comercialização da colheita seja positivo para o produtor e para que ele consiga manter a saúde financeira do seu negócio, é fundamental que mantenha o controle dos seus lucros e gastos ao longo de todo o ano. Saber exatamente o quanto foi gasto com insumos para o desenvolvimento da produção, o quanto de produto ainda há em estoque e o quanto já foi vendido, por exemplo, é uma tarefa que exige muito tempo em meio a planilhas. Porém, se o produtor contar com um bom sistema de gestão, ele poderá ter essas informações em mãos com muito mais rapidez.

Farmbox

Alguns produtores ainda resistem em adotar tecnologias que os auxiliem na gestão das suas terras. Muitas vezes, isso ocorre porque eles acreditam que um sistema desse tipo não irá suprir as suas necessidades. Mas ferramentas como Farmbox são capazes de oferecer aos gestores rurais uma tecnologia fácil e rápida de usar e que traz informações importantes, incluindo o clima e o desenvolvimento da lavoura.

Criado para agilizar o processo de gestão agrícola, o sistema Farmbox permite que o produtor tome decisões e aja rápido sem perder a segurança, a produtividade e, consequentemente, uma lucratividade satisfatória para o seu negócio. Isso porque, além de fornecer informações específicas sobre o cultivo, o sistema oferece dados administrativos e financeiros, agilizando, assim, o trabalho de administração do campo, já que ele integra e analisa as informações, evitando que o produtor passe horas em frente a esses dados.

Faça um contato conosco e saiba o que mais o Farmbox pode fazer pela sua fazenda.

Comments