Sistema de monitoramento otimiza a pulverização de defensivos

De acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as pragas estão cada vez mais resistentes, e isso, ao longo dos anos, influenciou diretamente na perda de produtividade ou produção estagnada. E isso já é uma realidade nas mais diferentes culturas.

Um dos principais motivos para que isso aconteça é a falta de ferramentas adequadas para um diagnóstico da lavoura. Esse problema tem como consequência o não conhecimento de qual é a estratégia ideal para controlar as infestações de pragas.

Sem um monitoramento que gere um diagnóstico preciso sobre as reais condições da plantação e os índices de infestações das pragas, fica difícil identificar o tempo certo para realizar o controle químico ou biológico. Isso faz com que sejam necessárias doses maiores de pulverização, aumentando exponencialmente os custos com o combate de pragas que, com o mau uso de insumos, pode chegar a representar 40% do custo da safra.

Tecnologia aliada ao controle de pragas

O produtor tem, hoje, programas de computador que estão à sua disposição para analisar as condições da sua lavoura e, assim, permitir um manejo mais eficaz do seu cultivo. Esses sistemas informatizados, como o Farmbox, são capazes de encontrar a melhor solução para o produtor com base em monitoramentos que mostram, entre outras indicações, qual é o melhor período e qual é a quantidade de defensivos que é preciso aplicar para controlar pragas com mais precisão.

Isso porque a aplicação de insumos na quantidade incorreta ou até mesmo em um período climático desfavorável pode tornar as pragas mais resistentes ao produto, causando a devastação da lavoura. Isso sem falar no prejuízo causado pela aplicação excessiva e sem necessidade de defensivos.

Como o sistema de monitoramento Farmbox pode ajudar

Gastar muito tempo analisando grandes áreas de terra, ter dificuldade para se comunicar com a equipe e não conseguir padronizar as informações colhidas. Esses são alguns problemas que o produtor precisa enfrentar quando decide não investir em uma solução digital para ajudá-lo a administrar a sua lavoura.

Muitas vezes, o produtor chega a fazer 30 pulverizações na semana, cada uma em um talhão diferente, usando tecnologias distintas e em lavouras com datas de plantio diferentes. Neste cenário, o software é de grande ajuda, visto que um defensivo pode solucionar o problema de um cultivo e dizimar outro, e o programa contribui para análise mais rápida e precisa de cada situação.

Confira, abaixo, outros problemas que a falta de informatização pode trazer:

• Falta de indicadores sobre a eficiência das lavouras;

• Demora até o dado chegar na mão do tomador de decisão;

• Não acompanhamento do andamento das atividades na lavoura;

• Atrasos nas pulverizações;

• Não conhecimento da quantidade de defensivos em estoque;

• Falta de priorização na pulverização baseada nos índices de infestação de pragas.

Evitando desperdícios

Ao usar menos defensivos, o gasto do produtor será reduzido, impactando, assim, na lucratividade do seu negócio. Com o Farmbox, é possível ter um conhecimento mais preciso sobre as infestações de pragas nas lavouras e, com isso, planejar melhor a compra de insumos das próximas safras. Isso ajuda a evitar compras erradas e desnecessárias, diminuindo desperdícios, já que os defensivos químicos têm prazo de validade.

Mas o mapeamento feito pelo Farmbox vai além do controle de insumos. O fornecimento de informações integradas sobre o que acontece na fazenda em um único local, sem intermediários e com maior precisão e agilidade oportuniza um maior controle dos gestores, o que resulta em um maior controle das atividades em menos tempo.

Por que apostar na ferramenta de monitoramento Farmbox?

  1. Todos os seus talhões em um único lugar: esteja organizado com a visão geral da sua fazenda nesta safra. Veja os seus talhões, culturas e anotações que a sua equipe realizou enquanto monitorava. Tudo isso em mapa e de forma simples.

  2. Saiba o que pode estar ameaçando a sua produtividade: você investiu em máquinas e tecnologias para produzir bem, mas o que pode estar ameaçando a sua produtividade? Pragas? Doenças? Falta de informação? Pulverizações atrasadas? Obtenha essas informações com agilidade e tenha uma visão ampla para agir rapidamente.

  3. Uma forma simples de compartilhar o conhecimento do campo: o Farmbox ajuda a orientar a saída a campo, indicando o melhor caminho a ser seguido em um talhão. Digite uma anotação rápida, monitore o ponto, faça alguma contagem ou tire uma foto e compartilhe as informações com segurança.

  4. O que importa é a lucratividade: não adianta produzir muito e gastar muito. Um talhão deu 50% a menos de despesas do que o outro? Qual foi o motivo? Graficamente, você entende exatamente o que houve e pode medir a eficiência dos tratamentos e das equipes. Saiba quais são as variedades que dão mais lucro e as que gastam mais defensivos de forma automática.

Comments