Pragas do algodão: Cigarrinha

Nome científico: Agallia sp

Também chamada de cigarrinha branca ou cinza, a Agallia sp é uma praga encontrada em diversas culturas e que pode atacar as plantas do algodão em já em seus primeiros dias.

Em geral chega ao algodoeiro a partir de plantas que estão perto da lavoura ou de áreas com soja ou outras culturas. O adulto é pequeno (3 a 4 mm), cinza com manchas escuras nas asas e salta com agilidade se for tocado.

Geralmente é encontrada nas folhas superiores, mas em casos mais intensos, distribui-se pela planta inteira. A cigarrinha infesta principalmente a bordadura das lavouras.

Partes afetadas: caule e folhas

Fases em que ocorre o ataque: o período crítico vai dos 7 aos 40 dias

Danos: a cigarrinha suga a seiva, deixa as folhas deformadas e paralisa o crescimento principalmente das plantas mais novas. Inicialmente as folhas atacadas mostram manchas cloróticas e depois ficam encarquilhadas, podendo necrosar e secar.

Conforme a intensidade do ataque, o crescimento da planta estaciona e ela pode apresentar entrenós curtos, superbrotação e alterações nas nervuras e pecíolos das folhas e do caule.

Dicas para controle da praga: após fazer o monitoramento preciso para ter informações como o nível de infestação e o estágio de crescimentos dos insetos, controlam-se as cigarrinhas com: tratamento das semente;granulados na semeadura;pulverização e uso adequado de produtos sistêmico e de contato

Comments