Pragas da Soja - Mosca Branca

Nome científico: Bemisia tabaci

A Mosca Branca é uma praga de importância mundial devido a sua alta severidade em diversas culturas. O inseto adulto tem cerca de 1mm de comprimento, é branco com olhos avermelhados, tem dois pares de asas brancas e o corpo amarelado, coberto por cera coberta de pó. As ninfas, que eclodem em até 7 dias, têm o corpo elíptico verde-amarelado, translúcido e achatado.

Ciclo biológico: 16 a 25 dias dos ovos à fase adulta

Reprodução: de 100 a 300 ovos é o que uma fêmea coloca

Partes afetadas: ramos, folhas e frutos

Fase em que ocorre o ataque: fase inicial da cultura

Danos: As ninfas liberam grande quantidade de seiva açucarada que favorece o surgimento da fumagina sobre as folhas, que ficam pretas. Com a fumagina, as folhas absorvem radiação solar em excesso, “queimam” e caem. A mosca branca também é vetor da “necrose-da-haste”, doença causada por carlavírus que pode matar a planta.

alt

Dicas para controle da praga: O controle da mosca branca torna-se difícil quando a densidade populacional é muito grande. Cultivares de soja resistentes ou, pelo menos, mais tolerantes ao ataque da praga são uma opção para o produtor, assim como o controle biológico e a destruição de restos culturais. Também existem diversos inimigos naturais da praga, como percevejos, besouros e vespas. O monitoramento adequado permite, ainda, a aplicação precisa de defensivos na lavoura.

Comments