Gestão da fazenda de algodão exige informações precisas

Apesar da crise que vem tomando conta do cenário econômico brasileiro nos últimos tempos, o setor agrícola é um dos únicos que continua crescendo no País. Ainda assim, todo cuidado é pouco. Para que os negócios agrícolas, incluindo as fazendas de algodão, sigam em um caminho de sucesso, a gestão organizada da operação se torna indispensável.

A melhor forma de conquistar esse objetivo se dá pela busca da contribuição de um software de gestão agrícola. Esse tipo de sistema é capaz de controlar a produção de algodão em um panorama geral, identificando possíveis problemas e indicando as soluções mais eficazes e de menor custo.

“Eu sou de uma geração de produtores que não nasceu na era do computador, porém, eu já passei boa parte da minha vida convivendo com computadores. Por isso, não acredito que os grandes produtores de hoje em dia tenham restrições aos sistemas de gestão”, opina Paulo Schmidt, sócio do Grupo Schmidt Agrícola, uma das maiores referências na produção de soja, milho e algodão no Brasil.

Schmidt conta que a sua agenda, as transações bancárias que faz e muitos outros itens da sua rotina são controlados pelo computador. Nesse sentido, ele sabe da importância de automatizar os processos, especialmente no trabalho que desenvolve na sua fazenda. “Quem trabalha com a gente aqui na fazenda precisa se adaptar à nossa realidade automatizada. E a gente pretende ficar cada vez mais online”, garante o produtor.

Considerando a realidade dos grandes produtores de algodão, que têm um volume muito grande de produção para administrar, todo software de gestão deve ser bem-vindo, desde que esse agricultor realmente consiga extrair dados de uma maneira correta, que sejam verdadeiramente úteis para o negócio.

“Hoje, eu abri o meu Farmbox, cliquei na tela de ameaças e ele já me deu os principais talhões que têm uma ameaça. E eu aprendi a usar o sistema sem precisar fazer um curso ou algo do tipo”, lembra Schmidt.

Para o produtor, a principal qualidade que um software de gestão precisa ter é ser amigável. Se for um programa difícil de usar, não irá facilitar o trabalho, mas só atrapalhar e não irá ter futuro dentro de uma fazenda. Um aparelho que seja fácil de usar para uma criança de três anos e, ao mesmo tempo, para um senhor de 60 anos, é ideal. E é por esse caminho que os softwares de gestão devem seguir.

Trabalho em campo

Na fazenda do Grupo, começa com uma equipe de campo fazendo coletas do que precisa ser analisado e passando essas coletas para outra equipe que checa o que foi coletado. Depois, o software processa os dados e, por meio de índices, é possível saber, por exemplo, quais talhões estão com problema. A seguir, Paulo conta que vai pessoalmente ao campo para verificar somente os talhões que apresentaram alguma deficiência.

“Se você olhar o meu Farmbox, deve ter uns 50 ou 60 talhões. Se eu fosse checá-los aleatoriamente, eu iria perder muito tempo. Agora, com a ferramenta, eu consigo ir direto onde tem o problema para tentar solucionar o mais rápido possível. Resumindo, eu consigo ganhar muito tempo e a minha equipe trabalha mais focada onde realmente os problemas estão acontecendo”, explica Paulo.

Farmbox

O Farmbox é um sistema de gestão que foi desenhado para agilizar o processo de administração do agronegócio, proporcionando diversos benefícios ao agricultor. O resultado disso é o aumento da produtividade e o consequente crescimento da lucratividade.

As informações extraídas dos dados obtidos no campo, quando bem monitoradas e analisadas, contribuem para gerar mais confiança ao produtor, principalmente no momento de tomar decisões importantes para o negócio. Outro benefício do uso de uma plataforma como o Farmbox é o melhor posicionamento dos princípios-ativos durante a safra, otimizando o desempenho das lavouras.

Além de gerar informações especificamente agrícolas, o Farmbox possibilita uma interface com dados administrativos e financeiros. Essa solução facilita a administração do negócio rural, já que ajuda a evitar possíveis erros nas amostragens, permitindo identificar logo as primeiras ocorrências de pragas.

A solução mede a densidade e a localização das infestações de maneira muito precisa, fornecendo um embasamento sólido para que se possa decidir pela aplicação ou não de defensivos agrícolas na ocasião adequada, possibilitando a administração certeira e econômica dos insumos. Assim, a partir da gestão correta das informações, a sua propriedade poderá ter uma lucratividade muito melhor.

Então, aproveite para fazer um contato com a Checkplant, ou clique aqui para e saber mais sobre todas as vantagens que o Farmbox pode oferecer para a sua fazenda.

Comments