Dicas para definir o momento ideal de plantio e garantir o potencial produtivo da lavoura.

Qualidade da semente, cuidados com a semeadura e uso correto do maquinário são etapas importantes para se obter melhores resultados na safra.

Em muitas regiões o plantio já começou, em outras regiões o plantio ainda aguarda condições favoráveis para o início. O Engenheiro Agronômo Dirceu Gassen, dá dicas para garantir um bom início de safra:

A semeadura é o fator crucial para o sucesso da lavoura, a semeadura tem que considerar os seguintes fatores:

  • *Qualidade da semente *- Poder germinativo
  • Vigor
  • Sanidade

  • Qualidade de semeadura- Profundidade: colocar a semente a 3 ou no máximo 4 centímetros (no caso da soja: 3 cm – milho: 4 ou 5 cm).

  • Espaçamento entre plantas: as plantas ocupam um espaço físico de coleta de energia solar e para extrair água e nutrientes.
  • Fechamento do sulco
  • Máquina semeadora
  • Semeador (é necessario que o semeador verifique se a profundidade está adequada e se o sulco está fechado de forma adequada, isso é muito importante para a qualidade da semeadura)

No processo de construção do potencial da lavoura, a chave está no piloto da semeadora, ou seja o semeador que usa a semente de qualidade, posiciona a semente na profundidade e posição adequada e fecha o sulco. Se ocorrer erros na fase de qualidade da semeadura, toda a lavoura estará comprometida, pois não há como corrigir esse erro.

Como o produtor avalia a qualidade da semente?

A qualidade da semente depende da seleção do fornecedor adequadamente. A semente deve ter certificação de procedencia. É necessário que o produtor tenha uma relação com o produtor de sementes, não é necessário optar pela semente mais cara, mas ela deve ter a melhor qualidade. A semente deve ter potencial de germinação acima de 95%, o produtor buscar uma semente de alto vigor.

Uma boa semente deve ter sanidade, poder de germinação e vigor. ou seja, uma boa nutrição para construir uma plântula que vai conseguir construir a energia que ela precisa através da fotossíntese.

Condição do solo

O solo é o leito para a semente germinar, então a qualidade de solo é fundamental. Plantar em um solo compactado terá dificuldades em fornecer a água que a planta precisa para se desenvolver.

O teor de proteína da semente é o que define a quantidade de água que a cultura necessita para inciar o processo de germinação. A soja tem 35% de proteína, por isso ela necessita absorver muito mais água que as demais. Então, a soja precisa de muito mais qualidade no processo de semeadura para garantir seu processo de germinação e absorção de água.

Um solo adequado deve ter uma boa estrutura, ou seja: adubação verde, raizes e palha. O solo tem que fornecer facilidade para a semente absorver a água ao redor e ao mesmo tempo ter oxigênio.

Por fim, Gassen destaca que é melhor plantar menos, plantar bem e colher mais, que plantar muito e colher pouco, ou seja, as vezes vale a pena plantar menos, mas plantar bem do que plantar muito e plantar mal.

Fizemos um ebook com o passo a passo, detalhando o que você precisa para fazer uma boa semeadura e garantir o potencial produtivo da sua lavoura. Clique no link aqui embaixo e baixe o ebook gratuitamente.

Baixe aqui o ebook com o checklist que precisa ser considerado e entender os principais pontos da semeadura.

Fonte: Notícias Agrícolas

Comments