Controle de pragas: como produzir mais reduzindo custos

Os defensivos agrícolas têm um papel importante na produtividade e na lucratividade da lavoura, uma vez que contribuem para impedir que o ataque de pragas diminua a qualidade e a quantidade do produto final. Por outro lado, o uso incorreto dos defensivos resulta em prejuízo para o negócio do produtor, pois a pulverização escassa pode levar a reaplicações antes do tempo indicado e a aplicação excessiva gera custos a mais.

É por isso que ferramentas capazes de ajudar na gestão da fazenda de forma eficaz influenciam nos números positivos do agronegócio. As soluções digitais para a gestão do campo, como o Farmbox, geram relatórios que apontam o quanto foi retirado do estoque, o que foi comprado e o quanto estas movimentações estão sendo realmente efetivas no controle de pragas, possibilitando um conhecimento completo por parte do gestor e facilitando a tomada de decisão estratégica sobre a produção.

Este tipo de acompanhamento permite equilibrar o uso de defensivos entre os talhões, percebendo as particularidades de cada um (qual área precisa de mais aplicações e em qual não é preciso investir tanto). Isso permite melhorar os resultados da produção sem desperdiçar ou subutilizar os produtos.

Ou seja, se você monitora as áreas que precisam de mais defensivos, você usa os recursos de que dispõe apenas nessas áreas sem desperdiçá-los em toda a extensão da propriedade. Com o uso do aplicativo Farmbox, é possível utilizar a quantidade mínima requerida em cada talhão, tratando cada cultura da forma mais indicada.

Por que apostar em tecnologia?

Ferramentas como o Farmbox ajudam a verificar a quantidade de água da chuva que cada talhão costuma receber ao longo do ano, bem como informações sobre o ataque de pragas à lavoura. A partir disso, o uso dos insumos torna-se mais econômico para o produtor, uma vez que a irrigação e a aplicação de defensivos têm sua quantidade racionada, proporcionando a redução do seu consumo.

Junto a isso, o processo de semeadura e as suas etapas são fundamentais dentro da produção, pois sem isso não há produto final. Para que todo o processo seja preciso, é indispensável considerar a ajuda da tecnologia.

Exemplo disso é a chamada janela de plantio: o período ideal para que se potencializem as chances da alta produtividade, aproveitando os melhores períodos de exposição solar e de chuvas durante a safra. E os relatórios produzidos pelo Farmbox permitem saber se a semeadura será realizada na janela certa.

Como o Farmbox ajuda a economizar

Quando o assunto é a gestão de grandes propriedades agrícolas, melhorar a produtividade já alcançada é um desafio constante. O ataque de pragas, as viradas pluviais inesperadas, o uso não racional dos insumos e a ineficiência operacional são alguns dos principais pontos que fazem com que muitos negócios rurais tenham estagnado o seu processo produtivo.

Assim, os sistemas de gestão são as soluções mais indicadas para sanar os problemas já citados e transpor estas dificuldades que entravam a produtividade. A Farmbox dispõe de recursos que auxiliam no processo de melhoria da gestão agrícola aplicada para as diversas culturas do Brasil.

Grande parte dos gastos das propriedade rurais está em diagnósticos imprecisos e na falta de conhecimento da extensão afetada pelas pragas na hora da aplicação de pesticidas. A imprecisão de tais dados resulta em um uso não econômico das pulverizações, o que acaba por gerar investimentos em produtos que são desperdiçados.

Para utilizar os defensivos de forma adequada, econômica e que não prejudique a lucratividade do seu negócio, o indicado é apostar no monitoramento a partir de soluções digitais como o Farmbox. A plataforma Farmbox permite que se veja de forma antecipada onde estão as pragas, o que oportuniza a organização do combate sem desperdiçar produto na pulverização ou correr o risco de precisar reaplicá-lo antes da hora indicada.

O monitoramento não serve apenas para o controle de pragas, mas também para se entender como doenças, inimigos naturais e ervas daninhas estão se comportando na sua lavoura e qual é a forma mais acertada e ágil para tomar decisões a fim de efetuar um plano de controle.

Com a ajuda do Farmbox, o monitoramento e, logo, o controle de pragas em grandes lavouras, torna-se mais econômico e ajuda aumentar a produtividade. Então, entre em contato conosco e saiba tudo que o Farmbox pode fazer para o sucesso do seu negócio.

Comments