Como visualizar a relação aplicação vs ataque de pragas de forma ágil

O controle incorreto das pragas pode trazer grandes prejuízos financeiros para o produtor, não só pela queda da produtividade, mas também pelo gasto desnecessário com defensivos, os quais são geralmente importados e com custo elevado. Para entender se é o momento ideal de tomada de decisão sobre pulverização de defensivos, é preciso conhecer a infestação da praga e saber se ela é capaz de causar prejuízo (dano econômico) de valor igual ao seu custo de controle.

Com esses dados em mãos, o produtor consegue decidir quando e qual é o princípio ativo adequado para esse controle. Com o Farmbox, é possível melhorar a qualidade e a rapidez das informações vindas do campo, gerando mais confiança aos dados trazidos pelo monitoramento. O tomador de decisões consegue bater o olho e verificar, por exemplo, se uma aplicação foi eficiente, apenas cruzando os eventos de aplicações e os monitoramentos realizados com a flutuação das pragas.

Deste modo, é possível avaliar se determinado produto está sendo eficiente no controle de certas pragas, e partir daí o produtor pode escolher os produtos que mais funcionam pra sua realidade, bem como os que tem maior custo benefício, veja vídeo abaixo.

Além de analisar os dados agronômicos, utilizar um software que ofereça uma interface rica em gráficos e mapas, otimizará a administração da lavoura, uma vez que diminuirá possíveis erros nas amostragens e permitirá identificar de maneira muito mais eficiente e totalmente georreferenciada as primeiras ocorrências de pragas. Sendo assim, fica mais rápido para realizar o controle das pragas, reduz-se o risco de desperdício de produtos e o risco de perder produtividade para as pragas.

É possível visualizar de forma rápida problemas na lavoura com base no conceito de ameaças de rendimento da operação, desenvolvido pela equipe Farmbox, o gestor consegue observar tudo que está ameaçando a produtividade da sua lavoura, como por exemplo, áreas com monitoramento atrasado, áreas com aplicações atrasadas e áreas com infestação em nível de controle e de dano econômico. Ter todas essas informações de forma ágil e clara permitirá ao tomador de decisões, decidir qual será o foco da sua operação naquele dia ou naquela semana. Para entender melhor na prática como funciona este conceito, veja o vídeo abaixo.

Portanto, a partir de uma gestão correta das operações, com confiabilidade na coleta das informações a campo e com organização das informação coletadas para posterior tomada de decisão, cada decisão de aplicação será tomada com o máxima segurança, buscando sempre acertar o timing de pulverização. Conheça o Farmbox e fique a par de tudo o que podemos fazer pela sua fazenda.

Veja também:

Controle de pragas: como produzir mais reduzindo custos

Como escolher um software de gestão agrícola

Comments