Como organizar uma equipe de monitoramento

Uma das grandes preocupações dos produtores rurais é a incidência de pragas nas lavouras. Isso porque elas são as grandes responsáveis por impedir o desenvolvimento das plantas e, quando controladas de forma errada, impactam no resultado final da produção.

Para quem deseja melhorar o seu manejo de pragas, o monitoramento é imprescindível para melhorar a tomada de decisão de controle. Ele é o melhor sensor disponível hoje no mercado, como se fosse o olho do agricultor na lavoura, e é quem pode gerar as melhores informações para otimizar o timing dos controles durante a safra

Para que os monitoramentos possam ser de fato confiáveis, treinar a equipe de monitoramento para que ela seja capaz de saber como identificar as pragas e seus estágios, onde, quando e como monitorar é indispensável.

Sendo assim, extrair o máximo do seu monitoramento de pragas na lavoura parte de algumas premissas que veremos a seguir. Confira:

Monitoramento frequente

É recomendado estabelecer, com sua equipe, uma frequência determinada de monitoramento para cada talhão, para que os índices de infestação de cada um estejam atualizados. Acompanhar de perto o desenvolvimento do cultivo e de suas ameaças possibilita ao produtor ter uma informação mais exata sobre a população de pragas e mais garantia na hora de aplicar os defensivos.

Performance do monitor

É crucial também assegurar-se que o monitor realize o trajeto programado e traga os dados necessários. Para isso, uma reunião diária da equipe é importante, um momento para estarem todos sentados juntos e discutir a situação.

Ferramentas para a coleta dos dados

Contar com a Farmbox é dar adeus aos controles de papel, rascunhos que mal podem ser lidos e anotações incompreensíveis. Ao sair para o seu trajeto, tudo que o monitor precisa levar é o celular rodando o Farmbox – ele substitui os blocos e papeis de anotações, a caneta ou o lápis e até mesmo a máquina fotográfica.
Além de facilitar o trabalho do monitor, conferindo-lhe mais precisão, o uso do Farmbox também é de grande valia para o agrônomo ou responsável e para o gestor, pois terão acesso a dados precisos e até mesmo a fotografias, detalhando o trabalho de monitoramento.

alt

Imagine o trabalho para entender anotações como essas. E como confiar num controle assim?

Análise criteriosa

É importante treinar os monitores para que, além de reportarem dados fieis, eles façam uma análise cuidadosa quando forem a campo. A lagarta falsa medideira, por exemplo, costuma esconder-se no baixeiro da planta de soja. Conforme a área foliar aumenta, fica mais difícil enxergá-la e, logo, controlá-la.

Também é preciso ter mais atenção nos talhões próximos às áreas de refúgio para as pragas, como as bordaduras dos talhões.

Identificação correta das pragas

No processo de monitoramento, é importante que o monitor trabalhe com amostragem não só para identificar o tipo de praga, mas também para quantificar os insetos, saber qual é o seu estágio de crescimento e qual é o nível de infestação. Com estas informações em mãos e com a ajuda de um sistema de gestão, fica mais fácil para o produtor decidir quando e como aplicar inseticidas.

Controle x dano

Considerando que o crescimento das pragas costuma ser muito rápido, o monitor deve fazer um trabalho frequente para evitar o escape das infestações na lavoura, diminuindo as chances de o ataque da praga chegar ao estágio de dano. No caso das lagartas desfolhadoras, por exemplo, o ideal é manter o controle com lagartas com cerca de 1,5cm ou quando o nível de desfolha atingir 30% na fase vegetativa e 15% na fase reprodutiva.

Registros climáticos

Grande parte das pragas desenvolve-se com mais facilidade em climas quentes e úmidos. Por isso, é fundamental saber o nível de chuva que atinge cada talhão. Ao coletar esta informação, o monitor permite que o gestor aja de forma a controlar as pragas de acordo com a realidade do seu plantio, evitando desperdícios e mantendo a eficácia do controle.

Quando o assunto é monitoramento das pragas, o Farmbox é um sistema que deixa a gestão da fazenda mais simples e permite tomadas de decisão mais rápidas. Faça contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer pela sua fazenda.

Comments