Como o controle efetivo de pragas aumenta a lucratividade

Grande parte da lucratividade de uma lavoura depende de fatores que não podem ser previstos, mas certamente podem ser controlados ou, no mínimo, contornados. Com gestão da informação, é possível evitar prejuízos causados por condições climáticas adversas, deficiências do solo e, claro, infestações de pragas.

Com dados certos, confiáveis e disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar, a gestão de uma fazenda torna-se mais fácil e acessível a toda a equipe. Sendo assim, o produtor deixa de gastar o seu dinheiro e o seu tempo com retrabalho e processos mal planejados ou informações mal gerenciadas.

Nesse contexto, poder contar com um sistema de gestão na hora de controlar pragas é útil quando se trata de saber onde controlar antes, os talhões que realmente estão com infestações em nível de controle, qual é o controle mais recomendado (biológico ou químico) e qual é o momento correto da aplicação. Sendo assim, o manejo adequado das pragas favorece o agricultor a partir da diminuição de perdas na lavoura e, consequentemente, pela economia em função do não desperdício de produto.

Com a ajuda de sistemas como o Farmbox, é possível ter um conhecimento mais preciso sobre o histórico das infestações de pragas nas lavouras e, com isso, planejar melhor a compra de insumos das próximas safras. Isso contribui para evitar compras erradas e desnecessárias, diminuindo desperdícios.

Automação de processos

Mais lucro e menos gastos: uma das principais vantagens do uso da tecnologia no manejo da lavoura é a utilização racional e precisa de insumos. Sendo assim, as pragas e ervas daninhas são melhor controladas e o produtor consegue produzir mais sem gastos desnecessários.

Eficiência: não adianta produzir muito e, ao mesmo tempo, gastar muito. Por exemplo, se um talhão deu 50% a mais de despesas do que o outro, é preciso saber o motivo. Com a ajuda do Farmbox, é possível entender exatamente o que houve, medindo a eficiência dos tratamentos e das equipes automaticamente.

Tecnologia a favor da lucratividade

Para controlar pragas de forma adequada e sem impactar na lucratividade do negócio, é importante apostar no monitoramento informatizado. A plataforma Farmbox permite que se veja de forma precisa onde as pragas estão atacando, em qual estágio de crescimento elas estão e qual é o nível de infestação em cada talhão. Assim, fica mais fácil combatê-las sem desperdiçar tempo e dinheiro.

Com o Farmbox, é possível acompanhar todos os processos do campo de forma detalhada, do início ao fim. Após o plantio e a colheita, ainda é possível avaliar todo o relatório de custos operacionais e saber de que forma o montante se dividiu, algo imprescindível para estimar lucros e planejar a próxima safra, agindo de forma cada vez mais precisa e vencendo as barreiras que prejudicam a lucratividade.

Em resumo, investir no conhecimento preciso das pragas é uma estratégia que pode ser aplicada em grandes áreas de terra, atendendo às necessidades conforme as demandas, evitando o desperdício e, logo, trazendo bons resultados para a produção. Por isso, apostar em sistemas como o Farmbox é uma forma de aumentar a lucratividade por evitar os prejuízos causados pelas pragas e não gastar mais recursos do que o necessário.

Comments