Como escolher o melhor software de gestão agrícola

Apostar em um software de gestão sempre traz mudanças positivas para qualquer empresa. E com o agronegócio não é diferente. Afinal, a partir da automatização dos processos de uma fazenda, é possível fazer um controle de pragas mais preciso, agir de acordo com as mudanças climáticas em cada talhão, administrar o estoque, entre outras vantagens, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e, logo, aumentando a lucratividade do produtor.

Quando se mexe na estrutura de todo o funcionamento de uma grande fazenda, é essencial que a ferramenta que está entrando em cena para auxiliar o produtor seja amigável, fácil de usar e realmente útil para tornar os processos mais ágeis e eficientes. Portanto, para que a implantação de um software de gestão agrícola não se transforme em dor de cabeça, é preciso estar atento para escolher o sistema mais adequado para as suas necessidades.

Antes de entrar em estágio comercial, o Farmbox passou por dois anos e meio de imersão em uma grande fazenda no oeste baiano. Neste período as rotinas da propriedade foram estudadas a fundo proporcionando o conhecimento e, mais do que isso, o entendimento do dia a dia do produtor. Assim, a solução está muito alinhada com as necessidades de uma grande propriedade rural. E esta proximidade nas regiões agrícolas facilita também o diálogo e o relacionamento para a evolução das nossas ferramentas.

Os produtores que precisam gerir verdadeiras empresas do setor agrícola só têm a ganhar com a implantação de um software de gestão. Uma solução digital ajuda a eliminar processos manuais, diminuir o tempo de execução de várias tarefas e evitar o retrabalho, padronizando processos e qualificando o fluxo de informação.

O que você precisa?

Antes de começar a trabalhar com um software de gestão agrícola, o produtor precisa definir os objetivos que deseja alcançar. Você está precisando de um controle mais efetivo de pragas? Ou deve administrar melhor o seu estoque de insumos? Tudo isso junto? Então, escolha um sistema como o Farmbox, que seja capaz de lhe ajudar nas diversas frentes do negócio.

Neste cenário, é importante detalhar os processos que ainda são feitos sem o programa de gestão para, então, analisar tudo o que será mudado. Desta forma, é possível evitar que informações importantes se percam na hora de fazer a migração para o sistema digital.

Nesta fase, também é importante poder contar com a experiência de quem já conhece bem a ferramenta. Assim, ao contratar o Farmbox, o produtor tem à sua disposição consultores que irão ajudá-lo a entender o funcionamento dos processos dentro do sistema.

Envolvimento da operação

A implantação de um sistema de gestão costuma trazer mudanças significativas no trabalho realizado dentro da fazenda. Para tanto, é fundamental envolver os monitores e toda a equipe de operação no processo de conhecimento do software.

É importante, portanto, que a ferramenta seja fácil de usar não só para o gestor da fazenda, mas também por quem vai a campo. Ao extrair o máximo da ferramenta, os profissionais conseguem gerar resultados mais qualificados e a comunicação entre gestor e operador se torna bem mais organizada.

A importância de ter um bom fornecedor

Como viemos falando até aqui, muitas vezes, é necessário que vários membros que fazem parte da operação da fazenda tenham acesso à ferramenta. Neste contexto, ao implementar o sistema, o produtor deve buscar um fornecedor que ofereça um bom serviço de suporte, capaz de sanar as dúvidas e solucionar os problemas operacionais que podem surgir.

Além disso, ao escolher um software, o produtor precisa ter a garantia de que o programa não se tornará obsoleto em curto prazo e que ele terá suporte técnico sempre que solicitar. Lembre-se: o sistema deve acompanhar o crescimento da fazenda, permitindo que o produtor tenha a opção de contratar um plano mais avançado conforme o seu negócio ou as suas necessidades forem evoluindo.

Sendo assim, elabore uma lista dos requisitos essenciais que a sua fazenda precisa para fazer o negócio rodar. Desta maneira, fica mais fácil escolher o software que melhor atende às necessidades de trabalho de todos, sejam gestores, sejam operadores.

Neste caso, é importante definir quais são os requisitos indispensáveis na rotina de trabalho e, principalmente, aqueles que podem ser adaptados a esta nova estratégia digital. Quando não há um domínio total da tecnologia, é indicado procurar o conhecimento de quem entende do assunto e que pode ajudar no processo de migração.

Por isso, escolha o Farmbox. Quando o assunto é gestão do agronegócio, o nosso sistema é capaz de deixar a administração da fazenda bem mais simples, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e eficazes. Faça um contato conosco e saiba tudo que podemos fazer pela sua fazenda.

Comments