Como a Farmbox ajuda a aumentar a produtividade no campo

Quando o assunto é manejo de médias e grandes propriedades de soja, milho, algodão e cana de açúcar, melhorar a produtividade já alcançada é um desafio de longa data. Uma visão integrada sobre as ações desde a semeadura, ameaças (clima, pragas, doenças, ervas daninhas), controles realizados – até a colheita, torna-se uma necessidade para entender de fato o que influencia na produtividade para aperfeiçoar suas melhores práticas de manejo.

Pragas e doenças, viradas pluviais inesperadas (ou a falta de chuvas), manejo não racional (ou calendarizado) de insumos bem como ineficiência na operação são os principais pontos que fazem com que muitas empresas tenham estagnado seu processo produtivo.

Nos últimos anos, plataformas tecnológicas são as melhores soluções para sanar todos esses quesitos e por meio delas transpor as dificuldades que entravam a produtividade. A Farmbox tem como visão e missão ajudar produtores a otimizar seu manejo através de ferramentas informatizadas de melhora da gestão agrícola aplicada para as diversas culturas do Brasil.

Ação no controle de pragas e doenças

Estima-se que atualmente cerca de 40% do custo de uma média/grande lavoura está no manejo de pragas. Isso acontece em função de diagnósticos imprecisos e falta de timing e conhecimento da extensão afetada na hora da aplicação de pesticidas. A não existência dessas informações resulta em um uso não sustentável das pulverizações e acaba gerando investimentos em produtos químicos que serão desperdiçados.

Para utilizar os pesticidas de forma adequada, sustentável e que não prejudique a lucratividade do seu negócio, o indicado é apostar no monitoramento informatizado. A plataforma Farmbox permite que se veja de forma antecipada onde estão as pragas. E isso permite que se planeje e combata as mesmas sem desperdício de produto na pulverização.

O monitoramento não serve apenas para o controle de pragas, mas, também para se entender como doenças, inimigos naturais e ervas daninhas estão se comportando na sua lavoura ao longo da safra e qual a forma mais acertada de efetuar um plano de prevenção ou combate.

Melhora no processo de plantio

O processo de semeadura e suas etapas são a função mais importante dentro da produção, pois sem ele não há produto final. Para que todo o procedimento seja preciso e produtivo, é preciso considerar uma harmonia entre homem, máquina e semente, e janela ótima de plantio – pois o crucial aqui é o fator tempo. A janela de plantio é um período ótimo para que se potencialize as chances de altas produtividades para se aproveitar as melhores janelas de exposição solar e chuvas durante a safra.

Os relatórios produzidos pela Farmbox permitem saber se a semeadura será realizada na janela determinada e se todas as máquinas estão ou não alocadas. Além disso, é possível ter acesso a todo o rendimento que cada uma está tendo a fim de comparar com o estimado. Por meio da plataforma também é possível acessar e comparar as escalas de trabalho checando e comparando o rendimento de cada uma.

“Sei exatamente qual minha melhor janela de plantio e como projetar a retomada da jornada de trabalho da minha equipe” (FERTIGEO – Goiás).

A FERTIGEO é uma consultoria que presta assessoria para produtores do estado de Goiás. Confira o que o seu proprietário, Plínio Costa afirma sobre a melhora do processo gerada pela de monitoramento da semeadura:

“Essa ferramenta condiciona a programação de quem vive a fazenda. Sei exatamente qual minha melhor janela de plantio e como projetar a retomada da jornada de trabalho da minha equipe".

É muito bom medir o plantio por operador e máquina, eles sentem-se envolvidos no desenvolver da obra de semeadura, e consigo apresentar para a diretoria a real situação no dia a dia.

Agora conseguimos medir a plantabilidade por operador. Na verdade essa ferramenta é muito mais de gestão agora à questão semeadura estamos fazendo a avaliação da distância entra plantas que está relacionada com velocidade.

O projeto semeadura é uma ferramenta gestora que permite medir no diariamente a melhor forma de rendimento da equipe, e respeitar a janela de plantio”.

Saiba mais sobre plantio de sucesso clicando aqui.

Acompanhando a cultura, ameaças e oportunidade de ação

(Monitor de campo realizando levantamento de stand na lavoura)

A Farmbox dispõe ainda da possibilidade de acompanhamento de todo o processo de crescimento da lavoura. Iniciando pelo acompanhamento do stand de plantas, acompanhando o crescimento da planta, monitorando as pragas, doenças, inimigos naturais e ervas daninhas e a quantidade de chuvas, se torna viável detectar atrasos e assim replanejar demandas caso seja necessário.

Monitoramento de chuvas

A Farmbox dispõe de monitoramento dos pluviômetros com o objetivo de entender o quanto tem chovido em cada área da lavoura.

Gestão de pessoas e insumos

Com o plantio e o manejo de pragas sobre controle, é importante manter uma visão diária de todo o processo a fim de evitar qualquer gargalo ou problema. Os relatórios de monitoramento da plataforma Farmbox possibilitam o acesso a toda a rotina de trabalho do seu negócio desde o comparativo entre o que foi realizado e o que foi planejado até o desempenho separado por máquina e operador, criando um histórico que aponta inclusive as interrupções no percurso e seus motivos. Além disso, a equipe é sincronizada em todos os escalões e o gestor de produção tem acesso a todos os dados diariamente por e-mail a fim de poder agir rapidamente quando necessário.

O estoque de insumos e suas aplicações também é monitorado na plataforma, tornando assim mais fácil o controle de onde cada elemento está sendo aplicado e o que isso representa no montante final. A plataforma possibilida, ainda, entender eficiência dos controles – o que funcionou, o que não funcionou e o que levou ao problema.

Aumento da lucratividade

Por fim, com a Farmbox é possível acompanhar todos os processos de forma detalhada do início ao fim. Após o plantio e a colheita é ainda possível avaliar todo o relatório de custo (operacional) e saber de que forma o montante se dividiu, algo imprescindível para estimar lucros e planejar a próxima safra, agindo de forma cada vez mais precisa e vencendo as barreiras que estagnam a lucratividade.

Comments