9 motivos para investir no Farmbox

Administrar uma fazenda exige muita atenção do gestor, uma vez que este é um trabalho que envolve várias etapas, e todas precisam ser realizadas com a maior precisão possível. O momento certo de plantar e de aplicar defensivos na lavoura é uma decisão que deve ser tomada com precisão para gerar produtividade e lucratividade.

Com objetivo facilitar as tarefas da rotina do gerenciamento da produção a partir da automatização dos processos, foi concebido o Farmbox.

Reunimos alguns motivos importantes para você investir o quanto antes na ferramenta com maior aderência entre os produtores e consultores de ponta de todo Brasil.

1 - Controle de pragas

Aliar o conhecimento dos profissionais de monitoramento com a precisão de uma solução digital como o Farmbox permite reduzir as perdas da safra em função do ataque de pragas. Este tipo de sistema oferece acesso a informações detalhadas sobre o tipo de praga, o estágio da infestação, entre outros dados a partir de conteúdos como fotografias tiradas no momento do monitoramento. Com base nisso, o próprio sistema já faz indicações, como, por exemplo, onde e quando será necessário o controle dos insetos.

2 – Confiabilidade nos dados

Por meio do Farmbox, o produtor consegue acompanhar se as tarefas planejadas estão realmente sendo feitas, do plantio a colheita, bem como também é possível visualizar a rota percorrida pelo técnico durante o caminhamento.

O monitor de pragas tem em mãos uma ferramenta, que viabiliza o registro dos dados colhidos, tornando as informações muito mais transparentes e confiáveis. Além disso, através do Farmbox é possível incentivar a produtividade destes profissionais, premiando quem se destaca, por exemplo.

3 – Mais tempo para equipe

Ninguém gosta de passar horas nos escritório calculando índices e passando a limpo planilhas. Com o Farmbox não é necessário registrar o dados em um papel e passar para a planilha depois. Relatórios, gráficos e análises são gerados automaticamente após cada coleta.

Dessa forma, o trabalho da equipe fica mais produtivo, uma vez que há mais tempo disponível para focar em outras atividades da rotina de trabalho.

4 – Agilidade na tomada de decisão

Coletar as informações no papel, fazer cálculos manuais, passar para uma planilha e só depois levar ao responsável para que uma decisão de controle possa ser tomada, pode ser não ser eficiente. Em alguns casos, quanto mais tempo se demora para definir uma aplicação ou não, maior será o prejuízo causado pelas pragas na lavoura.

Através de relatórios gerados pelo Farmbox a tomada de decisão acontece de forma rápida e precisa. O Farmbox também possui capacidade de informar sobre a situação da lavoura de forma offline, isto é, dentro da lavoura já é capaz de saber o índice real de infestação.

5 – Histórico de safras e talhões

Você sabe quantas aplicações fez em determinado talhão e quantas delas foram eficazes? Certamente a maioria dos produtores tem essas informações anotadas em cadernos de registros, mas com o passar do tempo a consulta pode ficar inviável.

Com o Farmbox você consegue registrar, organizar e armazenar todos dados do operacional da sua fazenda no mesmo local, em algum momento se você quiser pode resgatar gráficos e relatórios para verificar aplicações, ocorrências de pragas e mais uma série de informações.

6 - Analise a eficiência dos defensivos

O controle incorreto das pragas pode trazer grandes prejuízos financeiros para o produtor, não só pela queda da produtividade, mas também pelo gasto desnecessário com defensivos, os quais são geralmente importados e com custo elevado.

Com esses dados em mãos, o produtor consegue decidir quando e qual é o princípio ativo adequado para esse controle. Com o Farmbox, é possível melhorar a qualidade e a rapidez das informações vindas do campo, gerando mais confiança aos dados trazidos pelo monitoramento. O tomador de decisões consegue bater o olho e verificar, por exemplo, se uma aplicação foi eficiente, apenas cruzando os eventos de aplicações e os monitoramentos realizados com a flutuação das pragas.

7 - Redução de custos

Um estudo realizado pela Embrapa, constatou que a adoção do monitoramento de pragas reduziu em até 50% os custos com aplicações na soja.

Para utilizar os defensivos de forma adequada, econômica e que não prejudique a lucratividade do seu negócio, o indicado é apostar no monitoramento a partir do Farmbox. A plataforma permite que se veja de forma antecipada onde estão as pragas, o que oportuniza a organização do combate sem desperdiçar produto na pulverização ou correr o risco de precisar reaplicá-lo antes da hora indicada.

8 - Registros climáticos

Grande parte das pragas desenvolve-se com mais facilidade em climas quentes e úmidos. Por isso, é fundamental saber o nível de chuva que atinge cada talhão. Ao coletar esta informação, o monitor permite que o gestor aja de forma a controlar as pragas de acordo com a realidade do seu plantio, evitando desperdícios e mantendo a eficácia do controle.

9 - Gestão efetiva do estoque

As entradas e saídas de dinheiro ou de insumos, se são controladas manualmente, por meio de planilhas ou no papel, têm grandes chances de estarem incorretas em algum momento do processo. Neste contexto, a inteligência de um sistema faz com que este controle seja mais preciso. E, quando se trata da saúde financeira da fazenda, quanto mais acerto, melhor.

Através do Farmbox, o produtor tem na palma da mão o inventário atualizado de todos seus produtores, consegue conferir as movimentações realizadas na safra, controlando as entradas e saídas, deste modo, é possível tomar decisões com maior segurança, uma vez que você sabe exatamente quais produtos e em quais quantidades possui.

Veja também: Ebook GRATUITO - Tecnologia no Agronegócio
Farmbox e gestão de estoque

Comments