8 passos para melhorar o manejo de pragas

Todo produtor e/ou gerente de fazenda deve começar com um plano de trabalho preparado bem antes da safra. Em seguida, ele deve registrar quaisquer alterações, como mudança de variedades ou herbicidas, bem como problemas que por ventura tenham surgido e os tratamentos aplicados durante a safra.
"Manter um planejamento de manejo de pragas atualizado requer esforço de toda a equipe de gerenciamento de pragas", observa Ferrie (especialista norte-americano em manejo de pragas).

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter o máximo resultado no manejo de pragas da sua lavoura:

1. Registre tudo.

"Toda vez que um membro da equipe entra no talhão, ele deve registrar o que está acontecendo", diz Ferrie. "Mesmo que tudo esteja bem, as informações devem ser registradas".

2. Não confie na sua memória.

"Eu vejo monitores pragueiros que mantêm todos seus registros em suas cabeças", diz Ferrie. "Algumas pessoas têm boa memória para fazer isso; mas muitas vezes não há registro para se consultar quando as coisas dão errado. Outro exemplo, é quando o consultor aponta para uma área de baixo rendimento. Se você apenas lhe dizer que a área era pobre em fertilidade não ajuda muito. Você precisa ser capaz entender a contagem real de stands e onde teve infestação de pragas. “Se você precisar verificar o que aconteceu em um campo nos últimos anos, a memória não é suficiente ".

3. Tire fotos dos problemas.

Inclua fotos, tiradas por pessoas ou drones, no seu plano de manejo de pragas.
Documentar falhas pode ser mais importante do que registrar sucessos, e as imagens se prestam para ambos casos. "É tão importante saber onde um inseticida falhou como onde funcionou", diz Ferrie. "Seu registro de observações e imagens é o que permite que você realize com sucesso as atividades planejadas."

4. Todos os membros da equipe devem contribuir.

Em muitas operações, o pragueiro não pode visitar todos os talhões em tempo hábil, de modo que o trabalho pode ser feito excepcionalmente por outros membros da equipe que tenham capacidade para tanto.
"Todos os dados que eles coletam devem ser relatados ao gerente da fazenda, para que ele possa acessá-lo", diz Ferrie.

5. Construa um banco de dados de gerenciamento de pragas.

"Os registros de manejo de pragas devem contemplar vários anos", diz Ferrie. "Muitas vezes, uma ameaça aparecerá em uma área onde você encontrou os mesmos problemas há três ou quatro anos, como pulgões ou ácaros provocados pelas condições climáticas. Você precisa verificar se ocorreu, como você o tratou e como funcionou o tratamento ".

6. Coloque a tecnologia ao seu trabalho.

Na última década se desencadeou uma série de inovações tecnológicas, começando com smartphones, que podem tornar o trabalho do produtor, do gerente da fazenda e dos pragueiros mais eficiente e efetivo. Você pode tomar notas, tirar uma foto e usar o recurso GPS do telefone para registrar a localização da ameaça.
Programas de software permitem que você transporte seu planejamento de safra para o seu smartphone. Você pode gravar contagens de stands hoje e retornar semanas depois para o local exato. Softwares como o Farmbox são capazes de extrair dados das safras anteriores e relatórios para verificar a eficácia de um tratamento.

7. Armazene dados na nuvem.

Os melhores softwares de gerenciamento de pragas armazenam as informações na nuvem. A informação coletada por todos os membros da equipe de gerenciamento de pragas é transmitida instantaneamente e logada em conjunto. O produtor e o gerente da fazenda tem acesso instantâneo para ajudar na tomada de decisões de tratamento mais oportunas sem a necessidade de um telefonema ou e-mail.

8. Observe o impacto do clima.

Registre ou seja capaz de acessar dados como chuva, evapotranspiração e luz solar (radiação). À medida que seus dados climáticos são consistentes, você pode querer olhar para trás em seus registros, para, por exemplo, antecipar problemas. Muitas pragas são influenciadas por condições climáticas.

Proteger as culturas das pragas leva tempo, esforço e requer habilidade. Hoje existem diversas ferramentas de todos os tipos para ajudá-lo a alcançar o sucesso da gestão de pragas.
Para conhecer mais da ferramenta que tem sido a principal escolha dos melhores produtores do Brasil, entre em contato com a equipe Farmbox!

Fonte: Traduzido e adaptado de Agweb.com

Comments