6 razões para usar um software de gestão agrícola o quanto antes

Administrar uma ou mais grandes áreas de terra exige muita atenção do produtor, uma vez que este é um trabalho que envolve várias etapas, e todas precisam ser realizadas com a maior precisão possível. O momento certo de plantar, de irrigar ou de aplicar defensivos na lavoura é uma decisão que deve ser tomada com exatidão para gerar produtividade e lucratividade.

E as tomadas de decisão são facilitadas e podem ser feitas com mais agilidade se o produtor puder contar com um software de gestão agrícola. Sistemas como o Farmbox são capazes de contribuir na administração das atividades dentro da fazenda, já que são programas inteligentes que têm por objetivo facilitar as tarefas da rotina do gerenciamento da produção a partir da automatização dos processos.

Seja na gestão das atividades do campo, seja na administração dos insumos que há em estoque, o uso de uma solução digital pode estimular o crescimento do negócio agrícola. Como? Reunimos algumas vantagens importantes que a automatização da gestão agrícola traz ao produtor. Confira:

1. Lucratividade

Um sistema de gestão agrícola torna a produção mais eficiente porque o fluxo de informação, quando automatizado, simplifica a análise dos dados coletados. A partir disso, o produtor estará apto a tomar decisões sobre a aplicação de defensivos, por exemplo, com mais precisão e rapidez.

Ao contemplar todas as informações necessárias para a gestão da fazenda em um único lugar, o software otimiza a comunicação entre os monitores e o gestor. Isso porque todos têm acesso com facilidade aos dados de que precisam para realizar um trabalho de qualidade.

2. Economia

A redução de custos é outro benefício importante da implantação de um software de gestão agrícola. Com o sistema, é possível evitar gastos desnecessários e perdas na produção. Isso serve, especialmente, para a aplicação de defensivos, pois a quantidade de produto pulverizado será mais precisa, diminuindo o risco de aplicar de menos e fazer um controle de pragas ineficiente e o risco de aplicar demais, prejudicando a cultura.

Neste contexto, o software também ajuda a reduzir despesas de administração. No controle do estoque, o programa permite identificar possíveis pontos de perdas, como gastos desnecessários de insumos.

3. Produtividade

Aumentar a produtividade da fazenda significa aumentar os resultados financeiros do produtor. E com um software de gestão agrícola, é possível atingir níveis mais altos de qualidade na produção, melhorando o produto final e, logo, os resultados das vendas.

A correção rápida de erros que podem prejudicar o produto final, como a aplicação em excesso de defensivos, se torna mais fácil. Com informações mais precisas em mãos, o produtor consegue acompanham a sua lavoura desde a origem do grão até a colheita de forma a otimizar todos os processos que envolvem o cultivo.

4. Controle de pragas

Aliar o conhecimento dos profissionais de monitoramento com a precisão de uma solução digital permite reduzir as perdas da safra em função do ataque de pragas. Este tipo de sistema oferece acesso a informações detalhadas sobre o tipo de praga, o estágio da infestação, entre outros dados a partir de conteúdos como fotografias tiradas no momento do monitoramento. Com base nisso, o próprio sistema já faz indicações, como a quantidade de produto que será necessária para controlar os insetos.

5. Registros climáticos

Grande parte das pragas desenvolve-se com mais facilidade em climas quentes e úmidos. Por isso, é fundamental saber o nível de chuva que atinge cada talhão. Ao coletar esta informação, o monitor permite que o gestor aja de forma a controlar as pragas de acordo com a realidade do seu plantio, evitando desperdícios e mantendo a eficácia do controle.

6. Competitividade

O crescimento da concorrência é uma realidade cada vez mais presente no setor do agronegócio, fazendo com que as propriedades rurais sejam percebidas verdadeiramente como empresas. Por isso, o mercado vem exigindo agilidade e eficiência nas tomadas de decisão para que o produtor alcance um resultado satisfatório na safra.

Sendo assim, a gestão automatizada do agronegócio permite que o produtor fique mais competitivo dentro do mercado. Como já falamos anteriormente, este tipo de sistema de gestão fornece informações consistentes, acesso rápido, precisão e uma visão ampla de todos os processos do agronegócio.

Então, quando o assunto é gestão do agronegócio, o Farmbox é um sistema que deixa a administração da fazenda mais simples e permite tomadas de decisão mais rápidas. Faça contato conosco e saiba o que mais podemos fazer pela sua fazenda.

Comments